weimaranerclub.freeforums.org
   O MUNDO WEIMARANER
    Register Arcade  •  FAQ  •  Search  •  Login     
It is currently 02 Sep 2014, 02:46

All times are UTC [ DST ]



Welcome
Welcome to weimaranerclub

You are currently viewing our boards as a guest, which gives you limited access to view most discussions and access our other features. By joining our free community, you will have access to post topics, communicate privately with other members (PM), respond to polls, upload content, and access many other special features. In addition, registered members also see less advertisements. Registration is fast, simple, and absolutely free, so please, join our community today!


Post new topic Reply to topic  [ 1 post ] 
Author Message
 Post subject: Torção Gástrica
PostPosted: 02 Nov 2009, 12:24 
Offline
Site Admin
User avatar

Joined: 04 Apr 2009, 13:37
Posts: 316
Location: Viana Castelo
Torção de Estomago ou Bloat


A Torção de estômago aflige especialmente os animais de grande porte dos quais damos exemplo de raças mais afectadas como o Serra da Estrela e o Dogue alemão , e em muitos casos , o Pastor Alemão.

Basicamente o estômago torce-se sobre si mesmo formando um nó. É uma verdadeira Emergência Veterinária pois se o animal não for socorrido pode morrer em questão de 6 a 12 horas. Podem ser tomadas medidas preventivas, que implicam sempre esforço por parte do animal.

Caracteriza-se por o estômago dar uma volta sobre si mesmo ficando torcido. A torção pode bloquear parcial ou totalmente a drenagem estomacal (saída de alimentos do estômago). Provoca obstrução dos gases, aumentando o volume do órgão. O resultado é a necrose (morte de tecido) por estrangulamento da parede estomacal e órgãos vizinhos.

Em termos cirúrgicos é efectuado o esvaziamento do estômago e sua sutura de forma a evitar que se volte a repetir facilmente a situação. De uma forma mais completa a situação processa-se da seguinte forma:

O estômago normal contém geralmente gases, muco o alimento que está a ser digerido. Submete-se a um ritmo normal da contracção, recebendo o alimento do esófago situado acima, submetendo o mesmo a um processo de digestão que culmina com a excreção dos dejectos.

No estômago, dilatado gases e/ou os alimentos expandem o estômago muitas vezes acima do seu tamanho normal, causando tremenda dor abdominal . Para razões ainda não totalmente compreendidas , este estômago brutalmente distendido tem tendência a girar, e a torcer-se sobre si mesmo cortando o acesso sanguíneo e impedindo a expulsão dos gases produzidos pela mesma.

Image


Esta circunstância é extremamente dolorosa e também rapidamente um risco de vida. Um cão com a torção de , estômago morrerá com dores e sufocado em questão de horas .

O estômago dilatado está a pressionar as vias principais de circulação sanguínea o que pode elevar o animal a entrar em choque.

Image


A dilatação também dificulta progressivamente a respiração nas vias de sangue principais que carregam o sangue para trás ao coração. Isto para a circulação normal e emite o cão em choque. Para mais, os tecidos do estômago estão a morrer visto que está a ser evitada a circulação sanguínea nos mesmos. Não pode haver nenhuma recuperação até que o estômago esteja destorcido e o gás libertado. Isto é conseguido ou através de um tubo e de uma bomba ou de cirurgia.

Com a cirurgia o estômago é destorcido e fixado de forma a minimizar as possibilidades de o caso voltar a acontecer. Além da torção do estômago pode ocorrer a torção do baço que ainda tornará mais grave a situação e implicará na sua remoção.

Cirurgia

Todos os cães, uma vez que sejam estabilizados , devem efectuar a cirurgia. Sem cirurgia, os danos feitos interiormente não podem ser avaliados ou reparados e a torção pode voltar a manifestar-se dentro de poucas horas pode retornar em algum ponto, uniforme dentro de poucas horas seguintes e a aventura acima deve ser repetida. A cirurgia permite que o estômago seja fixado na posição normal de modo que dificilmente possa outra vez torcer-se.

Image


A avaliação dos danos internos é também muito importante para a recuperação. Se houver uma secção de tecido morto na parede do estômago, este deve ser descoberto e removido ou o cão morrerá apesar do procedimento descrito acima.

Por ser de extrema gravidade, a prevenção é a melhor medida de combate à torção gástrica.

Prevenção

Não dê alimentos em grandes quantidades. Fraccione as refeições.
Evite rações com pouca fibra.
Evite rações com alta fermentação (ricas em carboidratos; por exemplo, amido não degelatinado).
Não permita que o animal beba grandes quantidades de água de uma só vez, inclusive durante as refeições.
Evite exercícios violentos após as refeições (tais como pular e correr).
Cirurgia Preventiva
Cirurgia preventiva

Cirurgia designada por gastropexia.

Todos os cães, uma vez que sejam estabilizados , devem efectuar a cirurgia. Sem cirurgia, nada impede que o quadro clínico volte a repetir-se, seja em poucas horas, dias ou mesmo anos. A cirurgia permite que o estômago seja fixado na posição normal de modo que dificilmente possa novamente torcer-se.

A avaliação dos danos internos é também muito importante para a recuperação. Se houver uma secção de tecido morto na parede do estômago, este deve ser descoberto e removido ou o cão morrerá apesar do procedimento descrito acima.

Sinais de alarme

distensão abdominal com timpanismo (gases);
ânsia de vómito não produtiva;
pulso fraco;
salivação intensa;
dificuldade respiratória;
mucosas pálidas;
aumento da frequência cardíaca;
inquietude.

Quanto mais tempo esperar antes de contactar o seus veterinário, maiores serão os riscos para o seu animal


Top
 Profile  
 
Display posts from previous:  Sort by  
Post new topic Reply to topic  [ 1 post ] 

All times are UTC [ DST ]


Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 0 guests


You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot post attachments in this forum

Search for:
Jump to:  
cron
suspicion-preferred